sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

MILHO BASE ESSENCIAL DA GASTRONOMIA MINEIRA


                                      Pastel de Angu (O que vem ser um um Angu? É tipo de base de uma papa feita de farinha de milho, não era muito usado séc XIX)

Este pastel surgiu por volta de 1851 em Itabira do Campo que era destrito de Ouro Preto, pelas mãos de duas escravas, Filó e Maria Conga, tinham um bom relacionamento com sua senhora dona Ana Joaquina que as levou para dentro de sua cozinha, elas foram uma das primeiras aproveitarem as sobras de angu.Os pasteis no inicio tinham formato e diferente nome de "Boroa".

RECEITA:

1L de água
1/2kg de fubá
2 c (sopa) de óleo
1 c (chá) de sal
1 ovo
1 pitada de bicabornato
1 / 2 copo de povilho azedo peneirado
Recheio a gosto, pode ser um refogadinho de frango ou carne moida

PREPARAÇÃO:

Coloque a água numa panela o óleo eo sal e deixe ferver, coloque o bicabornato e em seguida o fubá aos poucos e vá mexendo rápidamente com uma colher de pau p / não embolar.
Deixe cozinhar um pouco.
Retire-se do fogo e vire essa massa numa mesa, Acrescente a massa ainda quente o povilho e o ovo e sove até ficar consistente e lisa.
Cubra a massa com um pano úmido e vá fazendo os pastéis.Tem que se abrir pequenos pedaços na palma da mão com ajuda dos dedos depois Recheia-se, fecha-se apertando com os dedos e vai a fritar em óleo bem quente até ficarem dourados .

(Fonte de consulta "Portal de Itabirito")

1 comentário:

Katia Bonfadini disse...

Ai, que delícia isso!!! Nossa, deu água na boca! Parabéns pelo talento na cozinha!!!! Bjs!