quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Por hoje é só!Depois apareço para vos dar mais umas receitinhas Mineiras que fui aprendendo ao longo dos anos de Minas. E contar histórias engraçadas que li no Livro de Maria Stella Libano Christo, Fogão de Lenha ,quitandas e quitutes de Minas Gerais, que diga-se um livro fantástico!Quem não tem e gosta de comida mineirinha compre já!!
Este simpático elefantinho está numa mantinha polar!!
Bordando prendinhas de natal, ainda no bastidor!!

COZINHAR COMIDA MINEIRA

Duas coisas que gosto muito e faço com muito prazer cozinhar e bordar! então resolvi começar a colocar aqui o que conheço de cozinha de Minas Gerais, uma comida que adoro e domino bem.Então vou vos contar histórias de Minas ligadas á gastronomia e dar-vos receitas que conheço e que resultam de comidinhas Mineiras:


Bem acho que vou começar por vos contar a história do PÃO DE QUEIJO que surgiu lá pelo fim do séc. XVIII e só se popularizou nos meados dos anos 50 no Brasil, que ouvi de D. Lucinha precursora da comida mineira na restauração no formato de fogão de lenha, bem típica "estamos na roça", como hoje em dia existe muitos no Brasil e já alguns em outros países, bem voltemos á história do PÃO DE QUEIJO que é 100% mineiro mas muita gente por ai querendo adoptá-lo (porque tudo que é bom, todo mundo quer ser dono ??!! kkkk),bem então tudo começou assim:





*ainda no tempo da escravatura inicio de Brasil pelo fim do séc. XVIII qdo a alimentação ainda era muito restrita devido á falta de produtos p/ a manufacura de iguarias as sras. mulheres dos donos de engenho tinham o costume de convidar as sras. suas vizinhas p/ uns lanchinhos á tarde, como faziam nos seus países de origem geralmente Portugal, então faziam quitandas ( como chamavam) que eram bolos , biscoitos geleias etc. mas tudo muito restrito e pouco variado. Existia um biscoito que era feito de polvilho (um amido derivado da mandioca)tinha o formato de dedos, e que existe até aos dias de hoje. Hoje chamamos biscoito de polvilho ou voador por ser muito leve e airado por dentro e que leva - polvilho,óleo, água quente e sal. Um dia alguma escrava boa de cozinha qdo apareceu o leite e seus derivados,tbm porque ao principio nem isso era fácil, lembrou-se de juntar leite em vez de água e manteiga em vez de óleo e o queijo e ovos, começou a enrolar de um jeito diferente fazendo bolinhas p/ aumentar a variedade de quitandas a oferecer ás vizinhas na hora do lanche, e aí então surge o famoso PÃO DE QUEIJO tão apreciado no mundo inteiro.


Bem então tenho que vos passar a receita de PÃO DE QUEIJO não é?! Porque se não vou deixar todo mundo de água na boca querendo experimentar e saber como se faz, aqui vai:









Pão de Queijo Mineiro

Ingredientes:

2,5kg de polvilho azedo (em Portugal já se acha em todas as grandes redes de super mercados)
1kg de queijo minas meia cura, ralado ou moído (em Portugal pode ser o castelões)
Sal a gosto
6 ovos grandes
250gr de manteiga
1/2 Litro de leite
Uma pitada de canela



Confecção:



Ferve-se o leite com a manteiga e o sal.
Joga-se por cima do polvilho misturado com a canela, para escaldar, vai-se amassando devagar, quando já estiver mais frio mistura-se os ovos aos poucos depois de incorporados deita-se então o queijo já ralado. Amassa-se bastante sempre sovando bem.
Passa-se um pouco de óleo nas mãos e fazem-se bolinhas do tamanho que desejar.
Observação: depois de enroladas as bolinhas pode ser guardada na geladeira por uma semana, ou congelada (congele em aberto separadas primeiro depois de congelados guarde em sacos plásticos em porções) por um mês.