segunda-feira, 29 de março de 2010

BOBÓ DE CAMARÃO



Hoje lembrei-me de que ainda não lhes tinha dado a minha receita de bobó de camarão ,tenho estado dirigida só para a cozinha de Minas.
    Mas o bobó,um prato bem bahiano, é um dos meus pratos que sempre que faço seja lá em que continente,Americano ou Europeu, sempre faz sucesso,tenho agradado vários povos com meu bobó de camarão o qual aprendi devia ter uns 16 anos estava de férias em Guarapari na casa de uma tia de uma amiga dos velhos tempos,Célia. 
  Hoje em dia já faço só de olho e boca,quer dizer provando.Mas vou lhes passar o mais bem explicado possível é muito fácil e bom.

    Bem precisamos de:

1kg de mandioca que vai ser cozida, com água só cobrindo, junto com uma cebola e uma folha de louro para perfumar(retira-se qdo for bater a mandioca).Depois de bem cozida bate-se aos poucos com 2 vidrinhos de leite coco de 200 ml cada, para ajudar a bater e usa-se tbm um pouco da água do cozimento.Deixa-se guardado á parte e então vamos fazer o camarão.
 Vamos precisar de 500gr de camarão, pode ser pequeno não precisa ser dos grandes o que interessa é que seja um camarão bem saboroso e se conseguirem usar camarão fresco melhor ainda,vamos precisar tbm de uns 3 tomates maduros,1 cebola,1/2 pimentão peq tudo cortado pequenino.Então colocamos na panela azeite qb. 3 dentes de alho amassados uma colherzinha de corante e deixa fritar um pouquinho, depois cebola,pimentão e o camarão por fim deixa o camarão cozinhar só o suficiente, não deixe demais se não endurecem e ficam sem graça, geralmente é só eles mudarem de cor que já tá bom.Deita-se então mais leite coco +/- 1 vidrinho de 200ml, isso fica mais ao menos ao gosto das pessoas,e por fim uma boa qtd de coentro picado.
   Então feito isto vai-se juntar o puré de mandioca ao molho de camarão, misturar bem e deixar ferver um bom tempinho para pegar o gosto do camarão, qdo se faz com um certo tempo de ante cedência e pode-se deixar descansar fica melhor porque a mandioca vai absorvendo o sabor do camarão.Bem quem gostar de pimenta pode juntar umas gotinhas.No fim ratifique o sal mais um pouco de coentro talvez conforme o gosto de cada um e pronto sirva com arroz branco.
Vou vos dar uma imagem que não é minha mas quase que podia ser tenho uma panela igualzinha, escolhi esta porque é a que mais se parece com a aparência que fica meu bobó,porque sempre que faço esqueço-me de fotografar.
A última vez que fiz uma grande panelada de bobó foi dia 20 de Dezembro para comemorarmos os 80 anos da minha mãe.

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi Mãe esse blog ficou muito lindinho amei!!!! só não consegui ver as fotos não estão abrindo aqui.

Silvana Santana disse...

Ei, essa receita eu ja provei,lembra quando voce fez aonde nós trabalhava-mos, estava mesmo boa, pena é que la já vai muito tempo e ficou com gostinho de quero mais.